O homem e o meio ambiente

A relação de amor e ódio, de paz e de harmonia e de sentimentos atuais e saudades, acaba se fazendo presente entre o homem e a natureza.

Muitas coisas mudaram nestes últimos anos na nossa natureza, afinal, o homem acabou tomando conta de boa parte do que era natural para poder construir seus bens individuais e reconstruir seus sonhos em cima de tudo aquilo que é natural, desfavorecendo boa parte da natureza.

No entanto, a natureza também proporciona uma relação forte com o homem, no que se diz respeito às paisagens e ao contato direto com ela, que nos faz tão bem. Por isso, conhecer a relação entre o homem e o meio ambiente é algo que faz a diferença nos dias de hoje e no entendimento universal.

O homem e o meio ambiente

A relação entre o homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente são dois termos que andam lado a lado todos os dias, afinal, um acaba usufruindo do outro desde que todos se conhecem como seres humanos, pois, o homem vai lá e utiliza o meio ambiente como fonte de vida, de calor, de sobrevivência, e o meio ambiente utiliza o homem como descobridor, como cultivador (ou destruidor) de seus bens.

Por isso, o homem e o meio ambiente acabam criando um vinculo harmonioso entre si, tudo isto porque o tempo foi mostrando que o homem não é capaz de viver bem se o meio ambiente não estiver cuidado. Diante disto, temos as analises dos dias atuais e, quando paramos para pensar, nos deparamos com problemas graves que envolvem o homem causando no meio ambiente.

Então, é de suma importância contar com uma infinidade de conhecimentos prévios que sejam capazes de unir ou entender, pelo menos, esta relação em que o homem acaba sendo vinculado ao meio ambiente, ora de forma positiva, ora de forma negativa.

O lado negativo do contato

• Sabemos que o lado negativo entre o homem e o meio ambiente está vinculado às explorações que o homem faz perante ao meio ambiente, afinal, as queimadas, os desmatamentos, as poluições do ar, dos rios e destruições de áreas verdes para benefícios próprios são frutos de prejuízos drásticos e, quiçá, irreversíveis em alguns casos.

• Tudo isto poderia mudar se o homem ponderasse suas ações e pensasse mais no meio ambiente, facilitando ainda mais a manutenção natural que os rios, as arvores e os animais possuem da criação da natureza, tudo isto sem interferir em nada da vida do homem, somente melhorando o ambiente natural do mundo.

Meio ambiente

Como melhorar?

Não há nada melhor do que poder sair de casa e respirar um ar mais fresco, curtir uma praia limpa ou um dia de passeio com a família em bosques floridos e com arvores lindas, é isto que faz com que haja um estimulo mais diferenciado por parte das centenas de pessoas que acabam se envolvendo com o meio ambiente, assim, a melhor forma de melhorar isto é evitando esta globalização tão rápida e desnecessária.

A relação eterna

Entre os altos e baixos, entre o mal e o bom, a relação entre o homem e o meio ambiente é eterna, por isso, devemos cuidar do meio ambiente e da natureza, uma vez que tenhamos que conviver em harmonia com eles durante toda a nossa vida e a vida de nossos descendentes.

Publicado por Yudi
Revisado em 06/03/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar